quarta-feira, março 08, 2006

Dia Internacional da Mulher

Não podia deixar passar a data de hoje sem escrever algo àcerca do Dia Internacional da Mulher.
Certamente que haverá muita “tinta” a correr sobre a “efeméride”. Não pretendo competir com nenhum texto/opinião mais ou menos activista. Muito menos queria que pensassem que sou reducionista na temática. Mas aproveito o dia para falar de uma série televisiva norte americana que me foi dada a conhecer há algum tempo atrás e à qual reconheço variados méritos.

A série chegou a Portugal pelas mãos do canal codificado Fox, pelo que cá ainda não terá muitos espectadores. Mas é um êxito de audiêcias nos EUA e noutros países, indo já na terceira temporada e prometendo uma quarta de seguida. “The L Word” tornou-se, desde a sua estreia em 2004, um histórico fenómeno de massas. Além de elegantemente sexy, é um drama bem construído, onde são contadas histórias consistentes e onde o humor não falta, mas onde a sensibilidade também está presente quando é preciso mover/mostrar sentimentos menos agradáveis. As mulheres conversam de forma inteligente e adulta, riem, choram, saem, trabalham, têm amigas/os! Os seus amores não são nem idílicos, nem impossíveis.
Apesar de levantar alguma crítica pelo facto das personagens serem, maioritariamente, mulheres elegantes, lindas e muito femininas, é inegável que "The L Word" inaugurou um novo momento: um programa (quase) exclusivamente feminino, escrito e dirigido por mulheres, que promete refletir um pouco da realidade de todas as mulheres que gostam de mulheres e que procura retratá-las de forma saudável e positiva.
Quem viu a série Friends, poderá até achar que está num remake da mesma... só que sem Joe, Chandler ou Ross.
Trago aqui a chamada de atenção para este show pois nele, se nos despirmos de preconceitos e formos “openminded” como se deseja, podemos ver ilustrações (por vezes brilhantes) das mulheres que comemoramos neste dia : Mulher Amiga, Mulher Companheira, Mulher Cúmplice, Mulher Figura Pública, Mulher Mãe, Mulher Trabalhadora, Mulher Inteligente, Mulher Abandonada, Mulher Ciumenta, Mulher Amante, Mulher Indecisa, Mulher Sedutora/Sensual, Mulher Seduzida, Mulher Despreocupada, Mulher Elegante, Mulher Dependente, Mulher Independente, Mulher Neurótica, Mulher Depressiva, Mulher Bem Humorada, Mulher Traiçoeira, Mulher Descriminada, Mulher Vítima... Mas, acima de tudo, Mulher Ser Humano!

Comentando a série, há quem diga que L is for “Love”.
Eu diria : L é para “Liberdade
"The L Word"... poderia, até, ser, "The L WorLd"

2 Comments:

Blogger ponto azul said...

Parece ser uma série fixe..eu é que não tenho a Fox!Bjs :-)

17:09  
Blogger Cristina said...

gostei:)))
e tenho pena de não ver, mas tenho um problema com séries...esqueço-me sempre.

beijinhos

19:26  

Enviar um comentário

<< Home