segunda-feira, janeiro 22, 2007

Assalto e Intromissão




Breaking and Entering

É o mais recente filme de Anthony Minghella, rodado em Londres. A prever pela obra anterior do realizador, a expectativa era, no mínimo, de ser um filme interessante.

Jude Law interpreta o papel de um arquitecto paisagista, que tem tudo, mas está despojado de tudo e só tenta, desesperadamente, ser feliz. (Acho que foi a primeira vez que vi um Jude Law um nadinha grisalho, mantendo-se charmoso e convincente!). Aparece num registo que me fez lembrar um pouco o de “Closer”. Tem, durante todo o filme, um ar de “cachorrinho abandonado” gritando por todos os poros “Adoptem-me! Preciso de Amor!”. Robin Wright Penn desempenha um papel relativamente “comum”, de uma mulher/mãe “sueca”, gozando dos atributos da beleza e frieza que é imputada às mesmas, tentando, a todo o custo, criar “pontes” com a filha (de um anterior ralacionamento, vítima de distúrbios psíquicos) e o actual marido, Law, do qual se foi afastando ao longo dos anos de vida conjunta. Juliette Binoche não surpreende, num papel aparentemente discreto (refugiada de Leste com um filho problemático/delinquente) mas que acaba por ser o alvo de todas as atenções e a razão pela qual a trama do filme existe, num envolvimento “ambíguo” com Jude Law.

O filme não é fácil de “engolir”. É complexo na sua mostra das relações familiares, nas famílias votadas à disfunção que lutam com todas as forças para não o serem, nas personagens complicadas, insatisfeitas, das quais ficamos às vezes sem saber os verdadeiros sentimentos ou intenções.
Devo dizer que inicialmente esperava um pouco mais. Quando se vem de um “Paciente Inglês” ou mesmo de um “Cold Moutain” (menos aplaudido pelo público), aquilo que se antecipa está sempre acima da fasquia média. Mas não podemos esperar rasgos de genialidade em tudo! E o filme acabou por me convencer – está bem realizado, bem construído (embora se demore demasiado em aspectos que nem constituem o cerne da questão), apresenta um bom naipe de actores e tem em Jude Law um alicerce inabalável! (Na minha opinião, Jude Law ameaça seriamente transformar-se no melhor actor britânico da actualidade e anos vindouros). Para além de ter um aparente “Final Feliz", que não deixa de nos presentear com um contraditório amargo de boca.

A ver, criticar e comentar.