segunda-feira, janeiro 29, 2007

Michel Houellebecq



“Michel Houellebecq entrou definitivamente para o círculo dos escritores incómodos, essa categoria que simula tomar posições nos debates mais controversos suscitados pela própria obra. É por muitos considerado uma espécie de celebridade que a literatura francesa produziu nos últimos anos. Os seu livros estão traduzidos em 36 línguas, e uma recente adaptação de uma das suas obras para filme transformou-o em multimilionário. Numa escrita provocatória e de enorme dureza que chega por vezes a ser insuportável, Houellebecq é tanto irónico como inteligente e voluntariamente excessivo. Recentemente foi finalista do Prix Goncourt, revelando indubitavelmente a influência determinante sobre os seus leitores, as polémicas da sociedade francesa e a incrível manipulação que exerce sobre os meios de comunicação.”

“Michel Houellebecq é politicamente incorrecto, chama os nomes certos às coisas e serve-se do seu ofício para questionar a sociedade em que vivemose, com perplexidade e inquietação, reflectir sobre o nosso destino comum. Mas, da forma como o faz – recorrendo a amplas doses de humor, ironia, sarcasmo e mordacidade – acaba por incomodar muito boa gente: é esta, afinal de contas, a sua intenção fundamental e primeira.”

Cruzei-me com Houellebecq em 2001, quando reparei na edição portuguesa de Partículas Elementares. Comprei-o mas não o li. Em 2002 apareceu Plataforma, que também me chamou a atenção. Eram 2 livros com tudo para serem interessantes a entrar, impositivos, nas minhas pesquisas de escrita de autores estrangeiros contemporâneos. Comprei o segundo e li-o de seguida. O que me levou imediatamente a pegar no anterior e ficar à espera, até finais de 2006, da edição de mais um romance deste escritor, Extensão do domínio da Luta, que acabei de "digerir".
Também nesta “descoberta” andei “para trás” nas leituras, em termos de cronologia de escrita, mas acho que foi o melhor.
Agora está aí um 4º, A Possibilidade de uma Ilha, para continuar a seguir/ler – atentamente. Haja tempo.

3 Comments:

Blogger CaeGuimas said...

Pois não conhecia e fiquei cheia de vontade de conhecer.
Quanto à leitura acronológica, teimo nela, eu também, e sem saber porquê! É que até nas revistas, nos jornais, insisto em lê-los "ao contrário"!

Um abraço

16:29  
Anonymous Anónimo said...

Olá meninas!
Espero que por aí esteja tudo bem. Andam a ler muito e deixam de escrever... Eu também não tenho escrito muito porque o trabalho não tem deixado.

Queria pedir uma música à Passim FM.
Já falaram aqui nela, é dos Snow Patrol e chama-se Chasing Cars.
Dedico-a ao meu amor que tenho a certeza que aqui virá. Deixo-lhe um doce beijinho.

Beijos a vocês também

16:09  
Blogger Simpa said...

Olá n.a.
De facto, as vindas ao blog têm sido mais que poucas... Ocupações, (algumas) preocupações, mudanças em termos profissionais... enfim... tudo a correr bem, mas sem muito espaço para este espaço :-)
Por isso, esta resposta estará muiiiiiiiiito atrasada... mas mais vale tarde do que nunca, certo?
Primeiro devo dizer que não reconheci o nick (n.a.)... por isso não sei a quem estou a dirigir estas palavras... mas hei-de lá chegar!
Segundo, é com imensa pena minha que o Filelodge, que nos permitia ter a Passim FM no ar, continua em manutenção e sem final de "obras" à vista... Por tal motivo não podemos passar o Chasing Cars nesse local. Mas se procurares nos nossos posts de Dezembro 2006, encontrarás um vídeo do YouTube com essa música.
Beijocas e até sempre!

PS-por favor dá-me umas dicas quanto ao nick... :-)

14:38  

Enviar um comentário

<< Home